Trabalho de Sociologia.
Aluna: Nathália Gomes.
Série: 1º A.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Igreja
A igreja é uma instituição social que requer uma reflexão bastante cuidadosa, pois uma idéia mal colocada, pode parecer tendenciosa, mas, mesmo sendo um assunto muito relativo, isso não impede que sejamos críticos, pontuando a religião e a igreja com a máxima transparência, verdade e principalmente ética.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Escola
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Os nomes para esses níveis nas escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (escola primária) para crianças e o ensino médio (escola secundária) para os adolescentes que concluíram o fundamental. Uma instituição onde o ensino superior é ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS - Família
A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o indivíduo faz parte, e de suma influência na sua formação.
No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.
No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS - O Estado
Todos os recursos recolhidos pelo Estado, teoricamente deveriam ser investidos em investimentos de infra-estrutura e preste os serviços sociais básicos à população, além, claro, manter a máquina administrativa do Estado.
Para retirar estes recursos da população, o Estado se baseia numa qualidade que é a essência dele mesmo: seu poder de coerção. Esse poder autoriza o Estado e recorrer a várias formas de pressão para fazer valer seu direito de cobrar impostos.
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Além dos programas de bolsas de instituições ligadas ao governo brasileiro, estudantes estrangeiros podem optar por escolas particulares ou públicas e arcar com os custos dos cursos e moradia. Para atrair esse público, alguns centros de ensino têm programas específicos, com aulas ministradas em inglês.
O estrangeiro que tiver interesse em investir na formação profissional no Brasil deve buscar informações sobre as instituições e verificar se são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). No site do e-MEC é possível pesquisar as instituições e os cursos oferecidos.
O Ministério da Educação também faz uma avaliação sobre a qualidade do ensino. Todos os anos o órgão divulga o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), que considera, em sua composição, a qualidade dos programas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado)
O estrangeiro que tiver interesse em investir na formação profissional no Brasil deve buscar informações sobre as instituições e verificar se são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). No site do e-MEC é possível pesquisar as instituições e os cursos oferecidos.
O Ministério da Educação também faz uma avaliação sobre a qualidade do ensino. Todos os anos o órgão divulga o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), que considera, em sua composição, a qualidade dos programas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado)
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